O transtorno depressivo maior, também chamado de perturbação depressiva major em Portugal, é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza)

 alterações do sono(mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social,ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).



O transtorno depressivo maior diferencia-se do humor "triste", que afeta a maioria das pessoas regulamente, por se tratar de uma condição duradoura (a maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos 2 semanas), de maior intensidade ou mesmo por uma tristeza de qualidade diferente da tristeza habitual, acompanhada de vários sintomas específicos e que trazem prejuízo à vida da pessoa. A distimia é um outro tipo de transtorno depressivo caracterizado por sintomas de menor intensidade, mas com caráter bastante crônico (a maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos 2 anos). Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento




Os sintomas depressivos podem ser divididos entre: cognitivos, fisiológicos e comportamentais.Cognitivos
Humor deprimido: desânimo persistente, tristeza, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade, vazio, culpa ou/e irritabilidade;
Redução da capacidade de experimentar prazer na maior parte das atividades, antes consideradas como agradáveis;
Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar, memorizar ou de tomar decisões;


Ideação suicida.Fisiológicos
Fadiga ou sensação de perda de energia;
Alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também sonolência excessiva ou sono interrompido);
Alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite);


Redução do interesse e prazer sexual;
Agitação motora, inquietude;
Alterações dos rimos circadianos (dormir fora de hora).Evidências comportamentais
Retraimento social (isolamento social);
Chorar mais e com mais frequência;
Comportamentos suicidas;
Retardo psicomotor e lentificação generalizada, ou agitação psicomotora;
Tentativa de suicídio.
Comportamento auto-destrutivo (auto-mutilação).



Os pacientes costumam aludir ao sentimento de que tudo lhes parece fútil, ou sem real importância. Acreditam que perderam, de forma irreversível, a capacidade de sentir alegria ou prazer na vida. Tudo lhes parece vazio e sem graça, o mundo é visto "sem cores", sem matizes de alegria. Em crianças e adolescentes, sobretudo, o humor pode ser irritável, ou "rabugento", ao invés de triste. Certos pacientes mostram-se antes "apáticos" do que tristes, referindo-se muitas vezes ao "sentimento da falta de sentimentos". Constatam, por exemplo, já não se emocionarem com a chegada dos netos, ou com o sofrimento de um ente querido, e assim por diante.



Existem diversos testes psicológicos para medir a presença e intensidade da depressão, dentre elas um dos mais populares é o BDI.Sintomas psicóticos




Os delírios depressivos incluem um sentimento excessivo e angustiante de culpa, de punição merecida, delírios de ruína (incluindo a sensação de estar apodrecendo, desintegrando ou sendo esmagado) e delírios niilistas (que podem configurar a síndrome de Cotard, quando incluem negação de órgãos e negação da morte). As alucinações congruentes com humor depressivo podem ser por exemplo de pessoas, espíritos ou vozes que condenam o paciente, ameaças de demônios ou choro de defuntos. É raro quando não são congruentes com a depressão e podem indicar a presença de um transtorno psicótico.


A maioria das pessoas que possuem um quadro clínico depressivo não conhece ou não procura ajuda médica especializada apesar da grande possibilidade de tratamento efetivo. O tratamento geralmente envolve uma medicação antidepressiva receitada por pelo menos 12 meses para evitar recaídas  e algumas vezes acompanhada depsicoterapia.

Minhas amigas se vocês tem ou conhece alguém, que esta com estes sintomas , procure ou ofereça ajuda, é muito triste ,eu já ver isso de perto, muito mais perto que eu queria ver:

beijos e uma boa boite a todas minhas amigas e amigos!!!


http://videosdasol.blogspot.com.br/p/oracao-para-cura-da-depressao.html

8 comentários:

  1. Bom dia Sol.. o mal do século é bem assim mesmo.. minha mãe já faz uma vida que carrega essa coisa ruim.. mas cabe só a cada um de nós sair dela... eu já devo ter tido minha crises na adolescencia mas foi escrevendo e colocando tudo pra fora.. que dei uma guinada na vida bjs e um lindo dia
    http://lapidandoversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Samuel e obrigada ...depressão é como um castigo , e as oscilação de humor é terrível, e pior que ninguém entender quando ver uma pessoa que tem este comportamento...eu conhecer a depressão de perto também, e a poucos dias descobrir que se Chama depressão nervosa, então postar para que as pessoas entenda ...o comportamento de amigos parentes ....que essas pessoas estão doentes. abraços e sempre bem vindo.

      Excluir
  2. Depressão é um mal que vem assolando muitas pessoas, tem pessoas que acha que depressão é passageira, mais não depressão é uma doença que muitas vezes pode até acabar em morte. Sol excelente texto é um alerta para todos nós pois a depressão não escolhe idade. Sol beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Face

    Fan Page

    Aceito Afiliação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lucimar, depressão é sim triste, nunca se cura totalmente , más você pode controlar , com medicação amigos,família fundamental e ter muita fé em Deus.....obrigada por sempre estar presente um grande beijo....♥

      Excluir
  3. Amiga Sol!
    Uma honra tê-la no meu cantinho, obrigada por me seguir.
    Só quem já esteve nessa situação sabe bem o que é isso.
    Passei por momentos difíceis tive que procurar ajuda.
    Perdi minha mãe para um cancer devastador logo depois
    perdi meu companheiro em acidente de carro.
    Entrei em parafuso.
    Superado esses traumas, voltei a ter amor a vida reaprendi a sorrir.
    Dia de luz amiga
    bjs
    Kaka

    ResponderExcluir
  4. Olá querida KaKa , é um prazer sua visita e muito bom você retribuir .
    É somente quem um dia passou por situação semelhante ver ,como é uma doença devastadora e longa.
    Eu sinto muito mesmo por suas percas , que eu tento imaginar ..quanto dificil foi para você minha amiga...eu perder meu pai a 4 anos,e nunca mais me recuperar totalmente e minha vida modificar como em um vendaval.
    beijos e sempre bom ter você por perto...beijos em seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde minha amiga,hoje tirei uma hora para visitar os blogs amigos,teu blog tem assuntos muito esclarecedores,parabénssss.

    A depressão é uma doença que afeta muitos,infelizmente ,é uma doença que requer cuidados medicos sim,e quem conhece alguem com depressão deve dar todo o apoio mesmo qd o doente não aceitar,fique sempre por perto,de carinho e atenção.

    Beijikinhasss flor. ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu também tiro minhas horas de visita amiga, para visitar os Blog amigos,a depressão não tem cura infelizmente, a pessoa tem melhoras , más irá sempre ser uma pessoa que vai se fechar para a vida em certos momentos, vai deixar de sorrir por vários períodos, e será extremamente uma pessoa muito sencível por toda a vida.... muito obrigada novamente ,tento passar ou chegar mais próximo boas informações a todos nós...beijos

    ResponderExcluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo