O ser humano é um sistema de forças energéticas, estruturas físicas e atividade bioquímica. Conceitos orientais antigos como chi e prana e o ocidental da força vital descrevem que uma energia vital anima a matéria física no interior dos seres vivos e que uma deficiência nessas energias pode levar ao estresse no corpo físico, reduzindo a resistência à doença.

A terapia floral foi descoberta pelo Dr. Edward Bach, pioneiro na compreensão do relacionamento entre as emoções com a saúde do corpo e a psique. Bach médico convencional em Londres e importante bacteriologista baseava o seu tratamento mais nas emoções dos pacientes do que no diagnóstico puramente físico. Mais tarde se voltou para a Medicina homeopática, apreciando a abordagem do ser humano como um todo e a aplicação de remédios que energizavam os poderes da cura do corpo.

Em sua obra Remédios Florais do Dr. Bach: Cura-Te a Ti mesmo , o pesquisador aborda a doença como uma oportunidade para os seres humanos tomarem consciência das suas imperfeições e aprenderem com as lições da vida.

De 1930 a 1936, após se retirar para a zona rural da Inglaterra, Dr. Bach desenvolveu o seu Sistema Floral com 38 essências, sendo cada uma relacionada a um específico estado mental humano. As essências foram divididas em sete grupos terapêuticos, de acordo com as seguintes emoções: tratamento do medo, tratamento do desespero, preocupação excessiva, tratamento da incerteza e da dúvida, desinteresse, tratamento da solidão e tratamento de quem sofre pelos outros (influenciável).

A terapia floral tem o seu uso reconhecido em mais de 50 países, é aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, desde 1956, considerada como terapia complementar . Atua na desarmonia (onde existe o potencial para a doença), sendo que, ao prescrever uma essência floral, procura-se encontrar o aspecto em desarmonia do paciente e relacioná-lo com o floral indicado. Nesse caso, o floral atuará como um ímã, atraindo o aspecto em desarmonia para uma frequência saudável.

Os florais podem ser amplamente utilizados; porém, o seu maior benefício deve ser aplicado na prevenção, fazendo com que o paciente relacione as suas emoções em desarmonia para que esteja sempre em equilíbrio, ficando mais resistente e feliz.
A essência é usada em gotas colocadas em água pura. A dose varia em cada situação, mas o mais comum é utilizá-la quatro vezes ao dia, em quatro gotas.

Marisa Ferreira da Silva Lima possui graduação em enfermagem, especialização em Saúde Pública e em Administração em Serviços de Saúde e Terapia Floral pela USP. Atualmente é professora da Universidade Nove de Julho. Tem experiência na gerência de unidades de urgência, emergência e ambulatório.

Um comentário:

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo