O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da pigmentação natural da pele. A melanina é a substância responsável por dar cor à pele. Nas pessoas que sofrem com o vitiligo, a ausência dessa substância ocasiona manchas esbranquiçadas em algumas regiões do corpo. Essas lesões podem aparecer de forma isolada ou se espalhar pelos membros, genitais, cotovelos rosto e joelhos. Estima-se que o vitiligo atinja de 1 a 2% da população mundial, mas não existem teorias bem estabelecidas sobre as causas do problema.






Sintomas do Vitiligo

O único sintoma do vitiligo são as manchas brancas que podem surgir em diferentes partes do corpo. Dito de outro modo, a doença não traz outros prejuízos para a saúde, que não os problemas estéticos. A medicina não dá conta de prever com ocorrerá o desenvolvimento do vitiligo nos pacientes. Existem casos mais danosos, em que as manchas se espalham rapidamente, e outros com ocorrência restrita do problema. É importante ressaltar que a doença não é contagiosa e que existem várias possibilidades de tratamento para quem sofre com o vitiligo


Tratamento

O tratamento para as manchas causadas pelo vitiligo vai depender do estágio da doença, além de outros fatores relacionados ao próprio paciente. Geralmente, recomenda-se o uso de pomadas à base de corticoides e produtos que estimulem a produção de melanina. Em situações mais avançadas, quando as manchas tomaram mais de 50% do corpo, os médicos também podem aconselhar a despigmentação total da pele – como foi o caso do cantor Michael Jackson.

Os interessados em tratamentos alternativos devem ter em mente que as manchas dificilmente desaparecerão por completo. Além disso, o estado emocional do paciente pode intervir diretamente no resultado de qualquer tratamento. O uso da ginkgo biloba pode colaborar para a redução das manchas, assim como a suplementação com vitamina C e vitamina B12. A medicina popular acredita ainda que algumas ervas reduzem o vitiligo, como é o caso da erva de são joão, mama cadela,babosa e bardana.


Famosos com a doença


Michael Jackson

Sua autópsia confirmou que o cantor sofria de vitiligo, apresentando manchas brancas no peito, abdome, rostos e braços. Apesar de ser da raça negra, fez diversos tratamentos na pele que o deixaram com aparência caucasiana.



Rappin’ Hood

Tem manchas aparentes ao redor dos olhos, mãos e cotovelos. Hoje, o rapper defende a popularização do tratamento da doença





Lee Thomas

O apresentador de TV americano escondeu a doença de amigos e parentes por mais de quinze anos utilizando maquiagem. Após ser descoberto, escreveu o livro Turning White: a Memoir of Change (Ficando Branco: Uma Memória de Mudança, em tradução literal)


Luiza Brunet

Um dos principais símbolos de beleza feminina do Brasil possui a doença desde os dois anos, mas a mantém sob controle, não a deixando aparente na pele. A modelo inclusive já declarou ter feito tatuagens para esconder algumas manchas






“Vale lembrar que a resposta terapêutica é variada de pessoa para pessoa. É individualizada. O tratamento que serve para um, pode não levar a resposta nenhuma em outro. Temos que ir tentando”, lembra o Dr. Simão.

Apesar de ser uma doença benigna, as manchas características e muitas vezes visíveis podem trazer problemas sociais. O estigma da doença e a desinformação levam ao isolamento ou ao estresse. Além disso, o estado emocional pode contribuir para a evolução no aparecimento das manchas. Por isso, paralelamente ao acompanhamento clínico da condição, os médicos recomendam também um acompanhamento psicológico para os pacientes acometidos por essa disfunção.



3 comentários:

  1. Ótimo post...muito esclarecedor...Parabéns!!
    http://suntuosidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Sol,
    boa tarde,
    Eu não tinha conhecimento do assunto.

    Ultimamente eu venho aqui para aprender =)
    Desejo-lhe um lindo fim de semana
    um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. "Cheguei aqui, através do: http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo