A solidão pode, algumas vezes, levar às compulsões, e a internet está sendo vista como uma delas. A realidade concreta se torna tão ameaçadora que o indivíduo se refugia na internet. Pessoas com dificuldades de fazer amigos e de se integrar em grupos tentam se esconder atrás de um mundo virtual e acabam se viciando no anonimato. Se o indivíduo efetivamente não consegue mais se relacionar com as pessoas a sua volta, isso pode se tornar uma doença.

Pessoas ansiosas, irritadas e de temperamento explosivo muitas vezes usam a internet como válvula de escape para se manter longe das relações interpessoais, pois assim garantem o anonimato e afastam receios, insegurança e medo de não ser aceitas. O mundo virtual é um mundo protegido, mas que pode levar a sérios distúrbios emocionais.

O ser humano passa a maior parte do seu tempo de vida acompanhado por outras pessoas. Mas, para muitas delas viver cercado de muita gente por várias horas pode trazer insegurança, competição desenfreada e medo, e tudo isso aumenta a carga de estresse. Como fuga, o indivíduo procura o isolamento.

O sentimento de solidão é um alerta para a busca de companhia, assim como a fome e a sede são alertas que o corpo está precisando de alguma coisa. Ter um grupo de amigos é uma necessidade do ser humano. Contudo, se sentir sozinho em alguns momentos significa ter uma vida saudável. Todos nós, todos os dias, podemos entrar e sair do estado de solidão. E isso é super normal.

Nem todo solitário vai cair de cama, doente, com problemas físicos ou psicológicos. Tem gente que gosta de se isolar e sente prazer em ter responsabilidades e cuidar de si, sem ajuda de outros.

"Para quem gosta do isolamento, a solidão não é fator de risco. Isso depende do perfil psicológico de cada indivíduo. O perigo surge quando a sensação de isolamento é constante, e isso independe de ter ou não uma companhia"


Em nenhum outro país as redes sociais on-line têm alcance tão grande
quanto no Brasil.Mas ter milhares de amigos virtuais não deixa ninguém menos solitário

O sociólogo americano Robert Weiss escreveu, na década de 70, que existem dois tipos de solidão: a emocional e a social. Segundo Weiss, "a solidão emocional é o sentimento de vazio e inquietação causado pela falta de relacionamentos profundos. A solidão social é o sentimento de tédio e marginalidade causado pela falta de amizades ou de um sentimento de pertencer a uma comunidade". Vários estudos têm reforçado a tese de que os sites de relacionamentos diminuem a solidão social, mas aumentam significativamente a solidão emocional.

 É como se os participantes dessas páginas na internet estivessem sempre rodeados de pessoas, mas não pudessem contar com nenhuma delas para uma relação mais próxima. A associação entre a sensação de isolamento e o uso compulsivo de comunidades virtuais foi observada em pesquisas com jovens na Índia, na Turquia, na Itália e nos Estados Unidos. Na Austrália, um estudo da Universidade de Sydney com idosos mostrou que aqueles que usam a internet principalmente como uma ferramenta de comunicação tinham um nível menor de solidão social. Já os entrevistados que preferiam usar os computadores para fazer amigos apresentaram um alto grau de solidão emocional.

As amizades na internet não são sequer mais numerosas do que na vida real. De nada adianta ter 500 ou 1 000 contatos . É impossível dar conta de todos eles, porque o limite das relações humanas é estabelecido pela biologia. O número máximo de pessoas com quem cada um de nós consegue manter uma relação social estável é, em média, de 150, segundo o antropólogo inglês Robin Dunbar.


E então qual sua opinião sobre este assunto? você concorda ?
Deixe seu comentário ... tenha uma ótima semana ... sol Tamalyn

0 comentários:

Postar um comentário

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo