Voto nulo no Brasil[

No Brasil, historicamente era chamado de voto nulo quando o eleitor rasurava a cédula de votação, marcando mais de uma opção, escrevendo xingamentos ou nomes de candidatos fictícios.

Com a introdução da urna eletrônica em nível nacional a partir das eleições de 1996, passou a ser considerado voto nulo a ação do eleitor quando este digita um número ao qual não corresponde nenhum candidato ou partido político (por exemplo, 00).
Polêmicas

Durante os anos 2000, surgiu na internet uma espécie de campanha, organizada por diversos sites e comunidades de orkut, que pregava o voto nulo . Segundo os membros desta campanha, caso os votos nulos superassem os 50% do total, nenhum dos concorrentes seria eleito, e uma nova eleição deveria ser realizada, sem que nenhum dos "rejeitados" pudesse concorrer novamente. Esta era uma interpretação muito divulgada em e-mails corrente, mas que foi considerada equivocada , e em desacordo com a lei eleitoral brasileira.

O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:
“ Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.

Não se pode deixar de esclarecer que o voto nulo, tal como o voto em branco, não é considerado voto válido, não sendo assim computado para fins de apuração do resultado da eleição.



“Art. 2º Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.



2 comentários:

  1. Bom dia querida amiga.. e pior que já tá chegando essa coisa de votar de novo..
    sei que é errado.. sempre coloco um monte de zeros.. não voto em ng..
    dificil escolher alguém imerso neste meio envolto de sujeira..
    a mudança começa com a gente..
    mas que é dureza é dureza.. vc buscar o correto e ver as coisas sempre sairem ao contrário..
    obrigado pelo comentário no video.. estou quase acabando o teu soneto e farei o mesmo a vc...
    bjs de bom dia e até semrpe

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo sua situação meu amigo , esta é a mesma situação de todo povo brasileiro, más não podemos desistir não é.
    Este post foi baseado em um comentário que eu ver a algum tempo atrás sobre o voto nulo, pessoas pensam que se alcançar 50% dos votos nulos irá haver uma nova eleição e candidatos que estão concorrendo não poderão concorrer novamente, isto é um engano , más é a escolha de cada um néh!
    Obrigada pelo Soneto, me fez muito feliz , e é uma honra sempre que pensa nos amigos com carinho... beijos até sempre.

    ResponderExcluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo