E os quatro estão na região, sendo eles o de Água Vermelha e Marimbondo, ambos no rio Grande e o complexo Ilha Solteira/Três Irmãos -nos rios Paraná e Tietê.

Em Água Vermelha, município de Ouroeste, o nível está preocupante, com 18,15% registrados no inicio da semana. No ano passado, registrava 92,58% e em 2012,64,06% no mesmo período.
No último domingo o rio Grande estava com 417 metros cúbicos por segundo. A média do período nos últimos anos variava entre 1.100 e 1.600 metros cúbicos, de acordo com o Boletim Diário da Operação do NOS.

As marcas da seca estão nas margens e no próprio curso d`água. Água Vermelha é o reservatório em pior situação entre os outros do rio Grande. O reservatório de Marimbondo, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, é outro que sofre com a seca, com 19,27% da capacidade.

O reservatório de Furnas, em Capitólio–MG está operando com 29% e em Mascarenhas de Moraes a situação é melhor, com 73%.

Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que monitora os 22 principais reservatórios brasileiros.

A pior situação é a dos reservatórios de Ilha Solteira – terceira maior hidrelétrica do país, localizada no rio Paraná, que atingiu a marca de 0,55% da capacidade, a menor do Brasil.

Os níveis atuais são os piores da história, desde a criação da usina Três Irmãos, em 1993. Apesar da situação crítica, o Ministério de Minas e Energia afirma que não houve prejuízo na geração de energia porque está chovendo em outras regiões do País.

Porém, por conta da estiagem, a vazão nas barragens é reduzida, o que deixa os rios ainda mais baixos. Se por um lado a seca ainda não afetou o abastecimento, a fauna e a flora já sentem os efeitos da falta de chuvas.

Outra consequência do baixo nível nos rios é a morte da vegetação, processo que também colabora com a diminuição da oxigenação da água.

MANANCIAIS

O índice que mede a qualidade das águas superficiais usadas para abastecimento público na maioria dos municípios do Noroeste paulista, mostra que entre os nove rios e principais córregos da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande existem apenas dois pontos considerados ruins, numa escala numérica que vai de péssimo a ótimo.

No ano passado, das 99 amostras coletadas em águas superficiais, pela primeira vez na história seis pontos apresentaram resultado final ótimo. Em 2013, não havia nenhum.

Já outros 63 são considerados bons, 19 regulares e 13, ruins. Áreas dos municípios de Pontes Gestal, em razão da cachoeira de São Roberto, e em Palestina na desembocadura do rio Preto com o rio Turvo, são os principais alvos de fiscalização.


FONTE:Jornal O Extra


Água Vermelha-Rio Grande-imagem.


2 comentários:

  1. É uma notícia ruim para quem mora e precisa da água desse reservatório, Sol beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucimar, é realmente esta critico e a população não tem se preocupado muito com o desperdício . beijos e ate ..obrigada!

      Excluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo