Qualquer pessoa pode aplicar a EFT?

Por: Jimmy Mello

Bem, esta é uma pergunta bastante interessante, e reflete em parte muito de nossas crenças arraigas, então vamos descobrir a resposta juntos: A palavra terapeuta, literalmente, designa "aquele que trata" vem do grego e significa, primeiro, tratar, tomar conta, assim é importante ressaltarmos que o Terapeuta não cura, ele trata.

 É a natureza que cura, é a Vida que cura. O papel do Terapeuta é criar, ou permitir melhoras Todas as pessoas têm, no íntimo, o ímpeto de cuidar do próximo. Assim, todos são terapeutas, em essência. A diferença da pessoa comum para o profissional, é que o profissional estudou para fazer dessa habilidade sua profissão. 

Sua formação deve levar em conta não só atribuições técnicas, mas éticas e humanas.
Virou moda ser terapeuta. O país está cheio de cursos de final de semana que formam pessoas terapeutas. Mas será que é tão simples assim ?
Não há dúvida de que é possível aprende a fazer um determinado trabalho, ou executar uma determinada técnica de tratamento em poucos dias. Até mesmo em um dia. Quem já fez um curso na área pode confirmar. Mas será que estamos preparados para nos intitular terapeutas só por causa disso ?

É preciso parar, e colocar a mão na consciência e se perguntar se somos mesmo terapeutas, ou apenas conhecemos uma determinada técnica terapêutica. E há uma grande diferença nisso, a EFT e a PNL são técnicas muito simples e que podem ser aprendidas em muito pouco tempo, e virtualmente qualquer um consegue obter valiosos resultados. Desta forma está claro que, podemos estudar, fazer cursos e assim conhecer diversas técnicas. 

Costumo avaliar este comportamento isto dizendo que ler a Bíblia não faz de ninguém padre ou pastor, ler Freud não faz de ninguém Psicólogo, na verdade, podemos conhecer qualquer coisa. Podemos ler um livro de medicina e sabermos os nomes de todas as doenças, sintomas, tratamentos. Mas isso não fará de nós um médico, não é verdade?

Para se dizer profissional de uma determinada área, é necessário tempo, estudo, dedicação e, acima de tudo, a prática, como no exemplo do médico, é necessário fazer uma faculdade, estudar muito e praticar, antes de poder atender, fazer uma cirurgia, etc. Quando atendemos alguém, como terapeutas, estamos lidando com questões profundas de nosso cliente, sejam físicas, emocionais ou espirituais. E temos uma grande responsabilidade nisso. A pessoa que faz o atendimento tem que estar preparada para o atendimento, tem que estar preparada as reações emocionais que muitas vezes pode ser imprevisível. 

O que existe por trás de um terapeuta? Terapeuta também sofre, chora, sente, se alegra enfim ele é gente como a gente! Por isso vemos pessoas prometendo curas emocionais e financeiras e quando olhamos para sua vida há apenas pobreza e dificuldade.

 Outros que prometem a harmonia nos relacionamentos, mas não conseguem sequer se relacionar. Como podem fazer isso pelos outros, se nem mesmo para si funcionou? Bem, isso é outra questão muito importante, deixada para um próximo encontro.
Terapeutas guardam segredos e preservam a sensibilidade, compartilhando experiências nunca antes reveladas. Privilégio nosso, pois somos estimulados por esses segredos, capazes de despertar impulsos muitas vezes relegados a um segundo plano em nossas vidas. Terapeutas oferecem um lugar físico e também um lugar psíquico onde pessoas possam morar enquanto as transformações não chegam.

Tudo isso é muito sério e precisa ser levado em consideração. Em uma área em que cresce cada vez mais o número de profissionais, se queremos ser terapeutas verdadeiros, e atuar de forma séria, responsável e correta, devemos antes de tudo olhar para nós mesmos, para nossas vidas, buscar o nosso equilíbrio em primeiro lugar. O famoso mito do Centauro Quíron, o curador ferido, ensina-nos que, antes de se cuidar de outra pessoa, é preciso cuidar e tratar de nós mesmos. 

No final do mito, a cura de Quíron só acontece quando ele aceita ser levado para o mundo do Hades onde morrerá para poder ser transformado. Só depois da sua própria aceitação de que precisa de mudar (ou seja tratar-se), é que Zeus o imortaliza, numa iluminação eterna através de uma constelação. Simbolicamente, representa para o terapeuta a necessidade de aceitar a sua própria transformação para alcançar a individuação, e encontrar então o seu verdadeiro caminho como terapeuta. Ou não.


Os artigos que aqui se publicam são de aplicação pratica da EFT, e se pressupõe um conhecimento das técnicas de EFT Evidentemente é possível aprender muitas coisas pela simples leitura destes artigos, mas recomendamos a leitura do Livro virtual gratuito que se encontra neste site, ou a aquisição do curso em DVD de EFT.Gary Craig generosamente permitiu a tradução de seu boletim.

0 comentários:

Postar um comentário

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo