Sol Tamalyn



Reiki é uma técnica simples e ao alcance de

todos…


Podemos praticá-la em nós ou noutras pessoas, e proporciona paz, bem-estar e equilíbrio.

O Reiki purifica, dissolve bloqueios emocionais, reforça e restabelece os circuitos normais da energia. Facilita o fluxo da força vital necessária ao reequilíbrio do organismo.

Ao transmitir Reiki a outras pessoas, a energia que flui através do terapeuta é captada pela pessoa que a recebe em função das suas necessidades, sem interacção entre as energias individuais de cada um.

A aprendizagem desta técnica é geralmente dividida em 3 níveis:

- Nível I, Nível II e Nível III (Mestre)
Cada nível é aprendido em um dia, seguido de um tempo de prática que poderá variar de três meses a um ano ou mais, antes de fazer o nível seguinte.



O que é Reiki?
Reiki é a antiga arte tibetana de canalizar energia vital pela imposição das mãos, redescoberta no Japão, em meados do século passado, pelo Dr. Mikao Usui e introduzida na América (USA), por volta de 1940, pela Senhora Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.


A palavra japonesa “Reiki” poderá ser traduzida por"Energia Vital do Universo" ou "Força da Energia Vital do Universo".


Os antigos sábios acreditavam que a energia envolvia e penetrava tudo o que vive. Hoje, cada vez mais pessoas, incluindo cientistas, estão convencidas de que assim é. O corpo utiliza energia vital para se reconstituir em caso de ferimentos ou doenças. Quando há redução ou bloqueio na circulação dessa energia, o corpo enfraquece, as funções vitais deixam de se processar ao ritmo apropriado e poderão aparecer desordens físicas ou mentais.

A energia vital é de suma importância e a sua carência poderá estar na origem de grande parte dos conflitos, grandes ou pequenos, com os quais somos confrontados no nosso dia-a-dia. Esses conflitos provêm da tentativa de desviar em proveito próprio, muitas vezes de forma inconsciente, energia vital de outros seres, humanos ou não, os quais, por sua vez, tentam defender-se.

As pessoas conflituosas são autênticos vampiros de energia vital.

A quantidade de energia vital existente no universo é ilimitada; se aprendermos a captá-la a partir dessa fonte inesgotável, podemos colmatar todas as nossas carências, quer sejam físicas, mentais, espirituais ou materiais.

Reiki é um dos métodos para captar essa energia. Não é o único; é, no entanto, um dos mais fáceis de praticar.


Como funciona o Reiki?

Estamos vivos porque a força vital flui em nós e nutre os órgãos e células do nosso corpo. Quando esse fluxo é impedido ou reduzido, a actividade de um ou vários órgãos ou tecidos do corpo físico, fica debilitada.

O Reiki, ao fluir através das zonas afectadas, vai remover bloqueios e restabelecer o fluxo normal da energia vital que, por sua vez, reparará os órgãos danificados. Ao aumentar a frequência de vibração dos campos energéticos, dentro e à volta do corpo físico, quebra os campos de energias discordantes ou agressivas, acabando por destrui-los ou dissolvê-los.

Dessa forma, o Reiki limpa, reforça e restabelece os circuitos normais da energia, permitindo que a força vital circule de novo e desempenhe o seu papel de protecção e nutrição do organismo.



Como é praticado?

Qualquer pessoa pode receber Energia Vital através do método Reiki e daí retirar benefícios substanciais…



Reiki é aplicado sem necessidade de retirar qualquer vestuário, no entanto, é aconselhável roupa confortável - se possível em tecido não sintético - para que o receptor se sinta bem e que a pessoa esteja em posição confortável para facilitar o desenrolar do processo.

- O praticante limita-se a ser um canal pelo qual flui a Energia do Universo.

-Não dá nem transmite a sua própria energia ao receptor.

- Não intervém nem influência directamente os resultados obtidos.

-Não tem qualquer poder para curar.

-Não consegue obrigar o receptor a aceitar energia se este, consciente ou inconscientemente, a recusar.

O receptor absorve a energia vital através do praticante. Só aspira as frequências e polaridades de que necessita em cada momento.

O seu "Entendimento Interior" utilizará o complemento de energia assim disponível, para dissolver, rápida e suavemente, os bloqueios que, ao impedirem a livre circulação da energia vital, provocam entre outras coisas, dores e problemas agudos.



O que pode ser tratado?
Os praticantes de Reiki não fazem diagnósticos, devem abster-se de o fazer; não têm capacidade para tal e nunca poderiam adquiri-la num ou dois fins-de-semana.



A energia Reiki tem inteligência própria e dirigir-se-á infalivelmente para os pontos onde é mais necessária…



Na já longa história da sua utilização, sem necessidade de qualquer diagnóstico, oReiki foi útil pelo contributo prestado no alívio das mais diversas doenças conhecidas, incluindo alguns problemas graves, tais como:

- Esclerose, problemas de coração, cancro, doenças de pele, cortes, ferimentos, ossos partidos, dores de cabeça, febres, constipações, gripes, rouquidão, queimaduras, cansaço, impotência, falta de memória, complexos de inferioridade, etc.

Um tratamento é como um delicioso banho de luz, que beneficia as pessoas nele envolvidas e proporciona, por vezes, expansão de consciência e experiências espirítuais.

Em caso de graves problemas de saúde é aconselhável que o tratamento de Reikiseja feito sob a supervisão de um médico ou outro profissional de saúde.

O Reiki reforça os resultados de todos os outros tratamentos, reduzindo efeitos negativos paralelos, encurtando o tempo de cura, diminuindo ou eliminando dores, stress e criando optimismo.




O Reiki não é uma religião

Apesar de o Reiki ser de natureza espiritual não é uma religião.

Não tem dogmas e não precisa fé ou crença para que o seu uso seja eficaz. Mas, se já é praticante de uma religião, qualquer que seja, continue a sê-lo. Nada há de contrário na sua prática.




O Reiki é Energia…


Energia fornecida pela fonte Universal e a origem de todas as coisas.

Há mesmo quem pense que estando mais em contacto com a energia estamos, também, mais ligados à nossa religião.



Como se aprende Reiki?



Para aprender a canalizar Reiki basta ter o desejo de aprender e praticar…




Seria, no entanto, ilusório pensar, que num ou dois dias se pode aprender a fazer "milagres"…

O próprio Dr. Usui, após mais de vinte anos de pesquisa e depois de ter descoberto as chaves que permitiam canalizar a energia, ainda teve de passar 21 dias em jejum e oração no Monte Koryama para perceber como funcionava esta técnica.

Hoje, graças à experiência e ao conhecimento que esse pioneiro nos legou, tudo é mais fácil para nós. No entanto, a prática, será sempre o mais precioso dos mestres.

Não basta ler livros, quaisquer que sejam, para aprender Reiki.

O ensino desta arte é feito por aqueles que após três a quatro anos de aprendizagem e prática, recebem de um Mestre qualificado, a sintonização ao 3º nível e a autorização para ensinar; tornando-se por sua vez, Mestres/Instrutores.



Primeiro Nível

No primeiro nível, o candidato recebe:

- Uma série de tratamentos ou sintonizações, que harmonizam alguns chakras e purificam determinados canais chamados "nadis" nos sistemas orientais por onde circula a energia vital;


- Aprende as técnicas básicas, as posições das mãos, como tratar-se a si mesmo e a outras pessoas, animais ou plantas.

Embora as aplicações neste nível sejam apenas na parte física, as implicações estendem-se indirectamente ao espiritual e mental. Dar Reiki a si mesmo é o primeiro passo para o compreender.


Segundo Nível

No segundo nível, o candidato recebe:

- Uma nova série de tratamentos ou sintonizações;


- Aprende três chaves (símbolos) para trabalhar com a energia de forma mais eficaz.

Essas chaves permitem, entre outras coisas:

- Entrar em contacto com o subconsciente;
- Enviar Reiki à distância, no espaço e no tempo;
- Eliminar vícios e hábitos indesejáveis;
- Potenciar a realização de objectivos;
- Tratar directamente situações;
- Ajudar a resolver problemas de vária ordem relacionados ou não com a protecção e bem-estar de cada um.

Com o 2º nível, o Reiki, para além de abrir novas perspectivas de tratamento, inclusive o envio da energia a qualquer distância, transforma-se numa espécie de canivete suíço apto em circunstâncias tão inimagináveis como reduzir as toxinas da comida ou arranjar estacionamento para o carro.



O crescimento espiritual acelera-se, novas ideias e oportunidades começam a surgir; basta estar atento.




Terceiro Nível

Com o terceiro nível abre-se uma nova porta.

Neste nível adquirimos o conhecimento de dois novos símbolos e aprendemos a dar iniciações, abrindo o caminho da Luz a novos canais... permite um considerável alargamento das possibilidades de canalização energética.

Fazem ainda parte do ensino:

- Novas técnicas de meditação Reiki





Tempo entre Iniciações

Depois de cada iniciação é necessário praticar durante um certo tempo para aceder ao nível seguinte. A prática deve ser constituída por:

- Auto-Reiki diariamente

- Dar Reiki a outros sempre que possível

- Receber Reiki de outro praticante, sempre que possível.

Receber a iniciação a um nível superior sem essa prática, é um pouco como querer entrar para a faculdade antes de aprender a ler; os resultados serão bem decepcionantes.



O processo de limpeza

Cada sintonização ou tratamento completo poderá dar início a um profundo processo de purificação, que afectará todo o ser: corpo físico, mental e espiritual.



- Quantidade de toxinas acumuladas durante anos, poderão ser expulsas.

- Os intestinos preguiçosos poderão ser activados.

- A urina poderá adquirir cheiro forte ou apresentar suspensão semelhante a pó.

- Pensamentos negativos serão julgados inúteis e despejados.

- Várias coisas poderão acontecer durante dias ou mesmo semanas depois da sintonização.

- Tudo isto poderá trazer alguma perturbação e turbulência passageira.

- É uma reacção benéfica do corpo que se adapta aos novos níveis de energia disponível



Aquisição permanente
Uma vez recebida a sintonização, a possibilidade de transmitir energia permanece toda a vida.

Nada poderá fazer perder esse magnífico "Dom".

Mesmo que não seja utilizado durante vários anos, logo que se pretenda, estará de imediato à disposição.



Resumo da história

Na vivência dos povos, tem havido acontecimentos e factos que empolgaram a fértil imaginação dos historiadores, tomando depois na sua pena, formas épicas ou lendárias.

Algo de semelhante parece ter acontecido na história do Reiki.

Conta-se que, em meados do século XIX, o Dr. Usui foi provocado pelos seus estudantes na Universidade Católica, Doshisha, em Kyoto, Japão. Eles quiseram saber porque falava sempre, mas nunca demonstrava, o fenómeno de cura relatado nas histórias de Jesus. Sem resposta credível, perante a desconfiança desses jovens, demitiu-se do cargo de reitor que desempenhava e decidiu procurar esses métodos de cura.

Depois de muitos anos de laboriosas pesquisas, encontrou algumas chaves mas não o método para as utilizar.

Resolveu ir para o monte Koryama, montanha sagrada do Japão - e aí permaneceu em meditação e jejum durante 21 dias. Teve várias visões sobre o método de cura e da maneira de utilizar determinados símbolos para manipular a energia com esse fim.



Assim nasceu o sistema Usui de Reiki.


A escola que o Dr. Usui criou, a que chamou Usui Shiki Reiki Ryoho, da qual foi o primeiro presidente, continua activa e é hoje presidida pelo Sr. Kimioko Koyama.




O Reiki é também…



- Uma excepcional ferramenta de evolução pessoal.

- De remoção de bloqueios emocionais.

- De eliminação de hábitos indesejáveis.

A possibilidade de tratar situações do presente, mas igualmente do passado ou mesmo do futuro, abre perspectivas extraordinárias a todos aqueles que se preocupam com a sua evolução espiritual.

Bloqueios de origem kármica podem também ser dissolvidos pelo método Reiki.



Os 5 Princípios do Reiki


- Hoje, não te preocupes.
- Hoje, não te zangues nem critiques.
- Hoje, sê grato pelas múltiplas bênçãos que recebes.
- Hoje, faz honestamente o teu trabalho.
- Hoje, respeita o teu semelhante e tudo o que vive.



Os Princípios do Reiki são, por si só, um poderosíssimo sistema de cura.


Sem a sua prática, privamo-nos de grande parte do benefício que o Reiki nos pode oferecer.

Princípios filosóficos?
Princípios de vida?
Incompreendidos?
Impraticáveis no mundo de hoje?
Talvez... mas sobretudo... RARAMENTE PRATICADOS!!!



Muito se pode dizer acerca dos princípios do Reiki, mas só a prática nos pode elucidar acerca do seu conteúdo e valor.



Princípios 1

Hoje, não te preocupes.

Preocupações são:

- Um vício
- Forma de fugir ao presente
- Irresponsabilidade
- Medo
- Insegurança
- Negação da Vida
- Negação do Amor
- Falta de Auto Estima
- Sentimento de Culpa
- Envenenamento lento ou Suicídio
- Bloqueiam o funcionamento da vesícula biliar, pâncreas, baço.

Bloqueiam o:

2º Chakra – Prazer, Criatividade.
6º Chakra – Visão, Lucidez.

Pelas leis do electromagnetismo, os preocupo-dependentes atraem para si e eventualmente para os seus familiares, formas de energia semelhantes às que colocaram em movimento, isto é: medo, fracasso, insucesso, sofrimento, dor, doença, etc.…



Hoje, não te zangues nem critiques.

- Zangas e Criticas Arruínam a paz.

- A Raiva Destrói o fígado.

- Ressentimentos Assassinam o coração.

- Rancores Desbaratam a energia.

- Raivas, Ressentimentos, Rancores, Ódios, Invejas, Ciúmes, são grilhetas que arrastamos, e nos impedem de avançar na vida e evoluir.

- Podem provocar mal-estar, dores, doenças, insucesso, e destruir a melhor das relações.



Prática

Uma série de exercícios e práticas, assim como posições de Reiki especificas, irão ajudar-nos a libertar das verdadeiras pragas que são, tanto as Preocupações como as Zangas e Criticas.



Princípios 2



Hoje sê grato pelas múltiplas bênçãos que recebes.


Manter um sentimento de gratidão perante a vida é viver em abundância.

Mais importante que agradecer o que já temos é agradecer aquilo que ainda não temos. Ao manifestar um sentimento de confiança perante a vida tornamo-nos um pólo de atracção para a abundância.

A abundância é o nosso estado natural. Só o sentimento de escassez impresso na nossa consciência pela programação enganosa a que fomos submetidos pela sociedade em que vivemos, nos impede de aceitar tudo a que temos direito pela nossa condição de seres do Universo.

Jesus Cristo disse: Vós sereis aquilo para que olhais. Ou seja: se ao olhar (vemos) tão-somente aquilo que nos falta, então continuaremos no caminho da necessidade... Se em vez disto, estivermos conscientes da infinita abundância que nos rodeia e agradecermos os bens que temos, a abundância preencherá as nossas vidas. Também esta verdade foi ensinada por Cristo quando disse: Aos ricos (aqueles que olham para a abundância) ser-lhes-á dado mais riqueza e aos pobres (aqueles que olham a carência) ser-lhes-á tirado até o pouco que têm.



Quanto mais fixamos a nossa atenção num determinado assunto mais energia lhe damos, e por isso mais aceleramos a sua manifestação.



Quando crianças, a muitos de nós foi dito: não se deve aceitar nada de desconhecidos.

Apesar de já não sermos crianças, essa programação continua a influenciar a nossa maneira de lidar com aquilo que o Universo — isto é o desconhecido — nos quer oferecer.

Cada um de nós deve sondar as causas deste problema e procurar dissolver os bloqueios que essa programação perniciosa lhe causou. Em muitos casos é esta mesma programação que nos impede de ter sucesso nas mais diversas circunstâncias da nossa vida.

O Reiki permite dissolver os bloqueios provocados por essa programação, restabelecer a nossa função inata de dar e receber livremente.

Uma vez retomado o caminho natural, fica aberta a via para a abundância e o sucesso em todas as áreas da nossa vida.



Hoje, faz honestamente o teu trabalho.
Fazer honestamente o nosso trabalho, é, antes de mais, gostar do que fazemos. Se não gostamos do que fazemos, o nosso trabalho transforma-se em suplício e a nossa vida um inferno. Se não nos for possível gostar do que fazemos, é urgente mudar de profissão ou de emprego.

Qualquer trabalho executado em clima de contrariedade ou ressentimento, será prejudicial para quem o executa e veneno para todos aqueles a quem se destina: o carro ou o computador terão avarias frequentes, a carta não terá resposta adequada, a doença tratada será mais difícil de curar, a comida provocará no mínimo azia no estômago ou descontrolo dos intestinos, etc.

Gostar do que fazemos é indispensável para uma vida feliz, saudável, equilibrada e abundante.



Hoje, respeita o teu semelhante e tudo o que vive.

O teu semelhante, tudo o que vive, são outras tantas células do mesmo corpo, outras tantas parcelas interdependentes do Universo de que somes parte integrante.

O respeito mútuo de todas e de cada uma das células que constituem um corpo é absolutamente fundamental para que haja harmonia e felicidade. Quando assim não é, o corpo degrada-se, fica doente e acaba por desintegrar-se. O mesmo acontece nas comunidades, quais quer que sejam.

Qualquer que seja a forma de vida existente no nosso mundo material, ela depende sempre doutras, semelhantes ou não. Não respeitar ou destruir outrem, é contribuir para a sua própria decadência a mais ou menos breve trecho.

O nosso semelhante é como um espelho onde podemos ver representada uma faceta da nossa própria personalidade. Quando não temos respeito por alguém, também não temos respeito pela parte de nós mesmos que lhe corresponde. Enquanto não nos aceitarmos e respeitarmos na nossa integralidade, não atingiremos a plenitude do nosso ser.



A prática
O trabalho prático destes três princípios dar-nos-á uma visão diferente e capacidades alargadas, que nos levarão a conhecermo-nos melhor e a enfrentar mais eficazmente os problemas quotidianos.

Bom estudos : abraços sol Tamalyn

0 comentários:

Postar um comentário

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo