O transtorno cleptomaníaco, termo usado para caracterizar pessoas que tem o impulso de roubar objetos desnecessários ou de pequeno valor atinge muitas pessoas na vida , que sofrem e convivem com a cleptomania.
Uma das características do cleptomaníaco é que geralmente fracassam ao resistir a impulsos de furtar objetos, mesmo que sejam de baixo valor ou desnecessários para o uso pessoal. “Antes de ocorrer o furto o indivíduo vivencia um sentimento subjetivo de crescente tensão. Porém ao realizar o furto o indivíduo sente prazer, satisfação ou alívio”,

Algumas pessoas chegam a colecionar os objetos furtados ou devolvê-los disfarçadamente. “Outra questão se refere aos indivíduos com este transtorno é que eles evitam furtar quando uma detenção imediata é provável, por exemplo, na proximidade de um policial. Eles não costumam planejar seus furtos nem levam plenamente em conta as chances de serem presos. O furto é cometido sem auxílio ou colaboração de outros. O indivíduo cleptomaníaco pode se deparar com dificuldades legais, familiares, ocupacionais e pessoais, em função dos furtos realizados”,


Prevalência e sintomas da doença
A psicóloga comenta que o Transtorno Cleptomaníaco se apresenta como uma condição rara, que ocorre em menos de 5% das pessoas que cometem furtos em lojas ela parece ser mais comum entre as mulheres.
Os sintomas mais comuns do transtorno exemplifica Rubia, estão associados e parecem estar relacionados, ao distúrbio do humor. “Furtos com objetivos para cobrir despesas não é sintoma de cleptomania. Assim como objetos de valor cujo roubo tenha uma intenção financeira”.
Outros transtornos podem estar associados ao cleptomaníaco comenta Durand, como por exemplo, o Transtornos do Humor especialmente o transtorno depressivo maior, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, particularmente a bulimia nervosa, e transtornos de personalidade.
Em relação ao curso sistemático da cleptomania a especialista comenta que apesar de poucas informações, é possível destacar três cursos típicos da doença. “Os sintomas podem ocorrer de modo esporádico, com episódios breves e longos períodos de remissão. Episódios, com períodos prolongados de furtos e períodos de remissão; E crônica, com algum grau de flutuação. O transtorno pode continuar por anos, apesar de múltiplas condenações por furtos”, 
A família e o Cleptomaníaco
A família do indivíduo com Transtorno Cleptomaníaco sofre muito com toda a situação e normalmente tem dificuldades de lidar com essa situação, por falta de conhecimento.
De acordo com a profissional é fundamental que a família ajude o indivíduo a procurar ajuda e que também procure um suporte nesses casos.
Não é recomendado flagrar a pessoa furtando, ao fazer isso ele reagirá de forma defensiva. “O ideal é conversar depois e oferecer ajuda. A família também não deve acobertar a pessoa. Deve-se pagar por um furto ou por um roubo flagrado numa loja. Do contrário, o paciente não se sentirá motivado a procurar ajuda”.

Profissionais e o cleptomaníaco
Para a psicóloga não existem estudos controlados de tratamentos somáticos ou psicológicos em cleptomania. Relatos de casos individuais, entretanto, sugerem que várias formas de terapia comportamental podem ser efetivas em alguns pacientes. “Existem também relatos isolados do sucesso do uso de psicoterapia psicanalítica, mas existem também muitos relatos negativos”.
Em outros casos o uso de medicamentos antidepressivos ou com propriedades estabilizadoras do humor podem ser efetivos na cleptomania. “Entretanto é difícil falar em cura, mas existem casos de pacientes que melhoram e têm remissão completa dos sintomas”, explana Durand.

Quem se apossa de souvenirs como toalhas de hotel, copos, cinzeiros, guardanapos de restaurantes etc. também não é cleptomaníaco. O que ele faz chama-se falta de educação e respeito, antes de se chamar roubo. As razões podem ser até "nobres", como levar o copo do restaurante onde esteve com a namorada pela primeira vez. Mas o ato é errado do mesmo jeito, porque os fins não justificam os meios. Á pessoa está roubando de forma premeditada, mesmo que obedeça a um rompante de momento, pois tem capacidade de controlar-se.

Já o cleptomaníaco é incontrolável, como o guloso, o mentiroso, o neurótico, o alcoólatra, o drogado - que são aquelas pessoas em fase de repetir um mesmo comportamento mecanicamente, por imposição de seu inconsciente. O cleptomaníaco também pratica uma coisa errada, que é o roubo,, mas ele não consegue se controlar. Diferindo dos ladrões, ele muitas vezes não quer roubar e não admite o roubo.

Sol Tamalyn

13 comentários:

  1. Un gran Documento sobre una Enfermedad incomprendida.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    Informações valiosas!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post,Sol.

    Esse mal é uma doença e tem cura!


    Abra meu blog sempre que puder,pois estou com dificuldades de conexão e gasto muitos minutos para abrir blogs amigos.


    Obrigada pela visita.

    Saudades e muitas!

    Estou retornando aos poucos,pois ainda não enxergo bem e vou operar o outro olho ainda em agosto!

    Beijos e linda semana

    Donetzka

    ResponderExcluir
  4. Hola Sol Tamalyn, es un trastorno que el que lo padece no es consciente de ello, pero si estoy de acuerdo que debe de ser tratado.Un ABRAZO

    ResponderExcluir
  5. Sol Tamalyn, es un documento muy interesante. Lo importante que se dejen ayudar, porque por ellos solos no pueden salir, necesita a un profesional. Que tengas un lindo fin de semana.
    Besos.

    ResponderExcluir
  6. É um comportamento até mesmo desnecessário, mais como se trata de uma doença psiquiátrica merece ser avaliado, pessoas roubam sem necessidade, pessoas assim precisam muito de ajuda de um profissional. Sol ótimo tema abordado, Sol passando pra te desejar um ótimo final de semana, fique com Deus beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post flor, é bom passar esse tipo de informação né

    bjs
    http://tudoqueeuseiegosto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post amiga,uma triste doença essa!!!
    Gosto muito do seu blog pelas informações que você nos passa e por todo conteúdo!!!
    Bjs flor!!!
    blog vaidosas e inteligentes

    ResponderExcluir
  9. Parabens por dividir informacaoes importantes como essa.
    Bjos e otimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, informação é sempre bom, não conheço peço meno acho ninguém com esta doença
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/
    https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser
    Boa noite

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela visita,Sol.

    Fiz um twitter,mas não sei usar nada;o que postar,etc...

    Se tiver,explique-me e adicione-me,ok?

    Meu twitter é


    @donetzka13


    Beijos e lindo fim de semana!


    Donetzka

    ResponderExcluir
  12. Amiga te seguindo!!!retribuindo a gentileza que teve comigo ao passar no meu humilde cantinho,muito obrigada e que Deus de abençoe sempre!!!bjs!

    ResponderExcluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo