Olá minhas amigas e os amigos também...hoje eu encontrei um tema interessante de

Atriz retirou os dois seios saudáveis para diminuir o risco de desenvolver câncer de mama, doença que matou sua mãe aos 56 anos.



A revelação da atriz Angelina Jolie ao jornal The New York Times, de que realizou uma mastectomia dupla preventiva, ou seja, removeu os dois seios para diminuir o risco de desenvolver câncer de mama no futuro, provocou polêmica. Angelina não está doente, mas se submeteu à cirurgia após um teste genético indicar que ela carrega um gene defeituoso, o BRCA 1. O gene faz com que suas chances de ter câncer de mama e de ovário sejam maiores do que as das mulheres que não o possuem. A atriz tomou a iniciativa de descobrir se tinha o gene porque tem um histórico de câncer de mama na família – sua mãe morreu aos 56 anos, depois de dez anos de luta contra a doença. Mas será que a retirada total de seios perfeitamente saudáveis foi uma escolha razoável?




Decisão delicada

Mesmo assim, os médicos só sugerem a operação depois de descartarem todos os tratamentos e analisarem a relação custo/benefício.
A cirurgia em si não é complicada. A de Angelina durou oito horas e em poucos dias ela saiu do hospital e retomou a sua rotina.
Mas há vários efeitos colaterais: perda da sensibilidade nos seios e impossibilidade de amamentar (já que as glândulas mamárias são removidas). Por isso, o melhor é que a mulher tenha entre 40 e 50 anos, idade em que provavelmente já tem filhos e não amamenta mais. Outro risco da técnica é o de as mamas ficarem frias devido à remoção de veias e dos vasos sanguíneos.
Apesar desses efeitos, o dr. Caponeto concorda com a decisão de Angelina. “Ela tem 37 anos, já teve filhos, conversou com a família. No caso dela, o risco é muito grande para se correr. É como sair de casa sabendo que você tem 87% de chance de ser atropelado.”.


A cirurgia não é a única arma para evitar o tumor. “Existem terapias hormonais que podem diminuir em até 70% os riscos”, ressalta o dr. Basegio. Ser examinada com maior freqüência é a saída menos radical, mas requer disciplina. Para ir ao ginecologista a cada seis meses, e fazer, se ele pedir, ressonância magnética, mamografia e ultra-sonografia todo ano, antes mesmo dos 40 anos. Assim, quando o tumor aparecer (se ele aparecer), estará tão pequeno que poderá ser eliminado sem a necessidade de extirpar toda a mama. O mastologista Eduardo Vieira da Motta reforça: “Não são todas as mulheres com a mutação nos genes BRCA 1 e BRCA 2 que deverão ter a doença”. Além disso, a presença da mutação no gene não é condição para o seu surgimento, pois 70% das pessoas que têm câncer de mama não possuem o gene defeituoso.


 Deixe-nos sua opinião sobre o texto , é muito importante e com certeza irá ajudar outras pessoas , sobre esta delicada decisão...

Beijos sol Tamalyn

16 comentários:

  1. Nossa Sol!!!Eu não sabia disso...
    Muito bom mesmo o post,muito informativo e de uma extrema importância para nós mulheres!!!
    Bjs querida,tenha um ótimo restinho de final de semana e uma semana muito abençoada por DEUS!!!

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião foi um péssima escolha, ela tirou o seio pra evitar um câncer, mais ela não pode morrer de câncer pode morrer de outra doença, e aí como é que fica. Nós estamos sujeito a morrer de qualquer doença, não é tirando um órgão ali e pensar que não vai pegar aquela doença. Sol ótimo post para nós mulheres, Sol te desejo um ótimo domingo beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs

    ResponderExcluir
  3. Creo que cada persona es libre de hacer con su cuerpo lo que crea conveniente.
    Maravilloso, como siempre, este Post sobre algo que siempre hay que estar en continua vigilancia y control.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho também que cada um deve ser totalmente livre pra fazer o que quiser sobre a sua vida. Até compreendo um pouco a decisão dela que depois de perder a mãe e a tia com essa mesma doença,tomou uma medida radical.
    Uma linda semana pra você Sol
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É verdade,Sol. Atualmente pode-se fazer o mapa genético para ver a que doenças somos predispostos pela genética e lutar contra elas desde criança.

    A Angelina agiu certo.

    A Rita Lee já havia feito o mesmo há algum tempo.


    Beijos e ótimo finalzinho de domingo

    Donetzka

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei se ela fez certo, só a pessoa sabe o que vai dentro de si!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. Hola Sol, interesante texto informacion muy importante para todas las mujeres que quieren detectarse a tiempo el cancer de mama, me gusta lo que publicas es muy agradable estar en tu blog y pasar a visitarte, te agradezco tu visita y opinion en mi blog, te mando saludos y besos hermosa Sol, que tengas un excelente inicio de semana, :)......

    ResponderExcluir
  8. OI,SOL.

    OBRIGADA.

    VEM A DOS HOMENS TAMBÉM. É SÓ ESPERAR.

    BJS

    DONE

    ResponderExcluir
  9. Sol vim te avisar que tem post novo lá no blog se quiser conferir, fique com Deus tenha uma ótima semana beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs

    ResponderExcluir
  10. É complicado opinar. Só ela sabe dos seus medos. O que é mais traumático tirar ou passar pelo tratamento?
    Bom, sou homem. Logo, esta aí uma coisa que nunca poderei julgar.
    Agora, não dá para negar que ela é uma mulher de muita coragem e personalidade.

    ResponderExcluir
  11. Achei muito triste ela ter resolvido fazer a operação para retirar os seios. Eu tentaria ficar com eles até o fim. Cada cabeça pensa de um jeito. Beijo, Lylian

    ResponderExcluir
  12. É uma situação complicada Sol, eu achei a atitude dela correta, mas como sou evangélica e creio em milagres, se eu fosse ela, eu buscaria a cura em Deus. :)
    Beijos minha linda. ♥

    ResponderExcluir
  13. Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Sol. Teu voto na semifinal do 8º pena de ouro foi validado. Beijos perfumados no coração!! Uma continuação de semana bem iluminada. Depois volto para comentar o post, agora estou no trabalho e vim só fazer a contagem dos votos pq ontem não deu.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que seja uma escolha muito difícil de se fazer, o câncer é uma doença que só de ouvir falar o nome dela muita gente teme, passei um período acompanhando minha sogra em um hospital de câncer e assim o que mais admirei é a vontade que as pessoas lutam para vencer essa doença. Que Deus ajude a Jolie e a todos que passam por isso, beijos

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sol,
    boa tarde,
    Esta é uma questão muito complicada,
    Graças a Deus, hoje, com avanços podem evitar uma série de doenças hereditárias,
    mas, para falar desta questão devemos saber o que estamos falando,
    e não falar por falar,
    Você me entende?
    porque ultimamente eu falo Português pior do que antes

    Beijokas =D

    ResponderExcluir
  16. Acho que ela tomou a decisão certa, mas não sei o que faria é uma coisa muito difícil de se pensar né

    bjs
    http://tudoqueeuseiegosto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo