Na atualidade é constatado que as separações conjugais estão mais freqüentes e consequentemente o casamento não é mais visto como uma instituição inseparável e duradoura ou eterna.


A separação de casal é algo que ocorre em muitas famílias brasileiras e esta é construída passo a passo de modo progressivo.


Mágoas engolidas e acumuladas, que transformam-se em rancor, discussões não resolvidas, brigas que pouco a pouco vão prejudicando o vínculo, trazendo transformações dos sentimentos, intolerância, impaciência, insatisfação e infelicidade conjugal.

A separação ou o divórcio é visto como alternativa no ciclo vital das famílias.




A ruptura do casamento é um momento de crise do casal e da família, um momento de desorganização, depressão, angústia, sofrimento intenso, por mais que as pessoas não queiram umas as outras, estão ligadas por filhos, bens, laços de familiares e amizades em comum que estabeleceram-se ao longo do casamento.

O divórcio é um processo que implica em muitos estágios, começando pelo reconhecimento e insatisfação, pensando sobre o divórcio, discutindo com o cônjuge e com os outros, consultando advogados, separação e divórcio.

Os fatores que levam à separação podem ser devido a padrões de comportamento que tem estado presente durante o casamento, como por exemplo, abuso de álcool, infidelidade, problemas sexuais, agressão física. Neste contexto, um casamento só terá validade se forem satisfeitas as necessidades emocionais, intelectuais e sexuais dos parceiros, para isso necessita-se uma comunicação franca dos próprios sentimentos, onde cada qual precisa empenhar-se no crescimento pessoal do outro.
As conseqüências da separação são fatores que precisam ser pensadas e planejadas para que o sofrimento de cada parceiro, dos filhos e de outros, possam ser considerados dentro do mínimo de impacto negativo a ser causado.

Quando a vida afetiva está desgastada parece que isso se reflete em tudo na vida e é comum muitos sentirem dificuldade em eliminar alguns quilos, principalmente por não se sentirem amados, desejados. É momento de parar e refletir o que está acontecendo.


Pode até ser que uma das partes não perceba ou finja que não percebe, mas a outra, aos poucos, vai dando sinais do desgaste, pois ninguém deixa de amar de uma hora para outra. O gesto da separação pode parecer repentino, mas o desejo já estava presente há muito tempo, por mais que não tenha sido verbalizado.

 Muitos casais se surpreendem ao descobrir que o ato da separação não provoca sofrimento; isso acontece quando já sofreram ao longo dos anos e quando a decisão se concretiza, o alívio é maior que a dor. Mas também há aqueles que sofrem, e muito, após a separação, pois sequer imaginavam.





Também são comuns sentimentos como culpa e rejeição. A perda torna-se dolorosa. Além da perda física do outro, perde-se a relação, os planos futuros, tudo o que se acreditou um dia e a expectativa de viver pra sempre junto daquela pessoa. Podemos e devemos nos permitir sentir a tristeza, mas sem exageros, para não cairmos em depressão. A forma de evitar isso é a consciência clara de que tudo tem limites. Apesar de não ser fácil aceitar essa realidade, ninguém pode impor viver ao lado de quem não se quer mais para dividir a vida.



Muito difício a separação por vários fatores, más eu penso que os filhos e a sensação de rejeição é pior delas...

beijos e bem vindos a todos.
Qual seu pensamento sobre a separação, acha que se deve viver mesmo não amando mais, para manter a família unida, ou as aparência?
                                                            

                                                                                                                            sol Tamalyn

17 comentários:

  1. É uma pena ver casais se divorciando, pois a família é a instituição mais linda que Deus deixou. E com isso, quem mais sofre são os filhos. Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Isa, realmente os casamentos hoje é muito frágil e as criança é as que mais sofre, sendo preciso tratamento psicológicos para muitas.
    obrigada pelo carinho um grande beijo linda.

    ResponderExcluir
  3. Sabe,Sol.Penso que atualmente falta amor verdadeiro,paciência e amizade entre os casais.

    Todos esperam príncipes e princesas encantadas e se decepcionam

    Não devemos idealizar,pois todos temos defeitos e qualidades.
    Observar se o outro tem algum vício antes de casar é importante!.

    E os filhos sofrem mais com um casal que vive em brigas constantes do que separados e amigos.


    Obrigada pela visita,linda.

    Ótimo fim de semana


    Beijos


    Donetzka

    ResponderExcluir
  4. Você como sempre tem toda razão minha amiga, filhos ver casal brigando é muito ruim para o crescimento emocional deles.

    Observar vícios isso importante, enquanto se namora não faz muita diferença, más depois ..detalhes se tornam insuportáveis.

    beijos e sempre bem vinda , obrigada pelo carinho...e um ótimo fim de semana a todos nós...merecemos.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde minha amiga,essa é uma questão tão delicada,que por vez deixa muitos traumas em vários casos,mágoas,ressentimentos e por último a raiva que ficam um do outro,Muitos esquecem dos filhos,o sentimento que envolve e levam as brigas para os filhos,uma familia inteira fica doente,traumas que podem ser levado para a vida toda.
    Sou do acordo que se não deu certo tem que separar, mesmo tendo filhos envolvidos,os traumas vão ser menores do que ficarem juntos só pelos filhos,e as brigam afetarar eles,coisa que muitas vezes acontece.

    Beijinhos minha amiga e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Ola querida Anelise,é tão delicado relacionamento quando não dão certo, principalmente quando envolve álcool e violência doméstica,e os filhos ver isso diariamente, eles não esquece ver o pai fazer certos tipos de coisas dentro de casa, melhor a separação mesmo...um grande beijo minha amiga muito obrigada pela visita ,por comentar participar isso é muito importante sua opinião assim como de todos aqui...beijos

    ResponderExcluir
  7. Separação é uma coisa muito complicada. Ainda mais quando o casal tem filhos. Entretanto, é melhor separa do que seguir a vida infeliz.

    ResponderExcluir
  8. Claudio meu amigo, separação nos dias de hoje é o mais rápido, não se tem mais dialogo nem tentivas de reconciliação, nem promessas de mudança de comportamento...apenas se separa. obrigada pela visita ...e pelo carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU FLAVIO E AINDA ESTOU SOFRENDO DE MAIS ME AJUDA

      Excluir
    2. Flavio meu amigo todos acho que temos estes momentos em nossas vidas, a separação é muito difícil , más olha acredite em Deus e tenha força. Unica maneira que eu posso te ajudar é te falando para se achegar mais próximo de Deus. um abraço e que a sorte te acompanhe e Deus te abençoe .

      Excluir
  9. Zibiane linda que bom que gostou dos post,,, seja sempre bem vinda...beijos querida.

    ResponderExcluir
  10. Não falo em aparências,mas pensaria muito na minha filha,
    Lindo seu blog, ja estou seguindo.
    #ClickFB
    www.cantinhodavanderleia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vanderléia obrigada querida por participar e dar sua opinião eu sei que a separação é dolorida e fazemos tudo para manter o casamento pelos filhos.
    más as vezes não dá....não é?
    beijos e uma grande semana....

    ResponderExcluir
  12. LEIA SOZINHO! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre s de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que s venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele silvio. não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir
  13. CASEI COM UMA MULHER SEPARADA E COM FILHO, TIVE UMA FILHA, DEPOIS DE UM CERTO TEMPO DIGO 07 ANOS, CONQUISTAMOS BELA CASA , PISCINA, CARRO , NOS MUDAMS PARA O INTERIOR, MEU COMERCIO NA CIDADE DOS FAMILIARES DELA NÃO DEU CERTO, TIVEMOS DIFICULDADES FINANCEIRAS E POR FIM O FILHO DELA QUE JA NÃO MORAVA CONOSCO , NÃO CONVERSA MAIS OM A MÃE, PERCEBI QUE MESMA ESTAVA EM CRISE EMOCIONAL, FICOU AGRESSIVA VERBALMENTE E POSTERIORMENTE TAMBEM SE TORNOU UMA MULHER AGRESSIVA FISICAMENTE, DURANTE OS ULTIMOS DOIS ANOS, NOS DISTANCIAMOS, NÃO DORMIAMOS MAIS JUNTOS, QUALQUER ASSUNTO QUE SURGIA SE TRANSFORMAVA EM CRITICAS , OFENSAS, ELA NÃO ACEITAVA A MUDANÇA FINANCEIRA DE NOSSAS VIDAS, E POR FIM APOS MAIS DE 10 AGRESSOES FISICA QUE SOFRI, ACABEI EXPLODINDO , E ME SEPAREI, DEIXANDO CASA, CARRO E TUDO QUE CONSQUISTAMOS PARA ELA E MIHA FILHA, AGUENTEI MUITAS SITUAÇÕES PELA FAMILIA, POREM ME DEPAREI COM UMA SITUAÇÃO, QUANDO ACABA O DINHEIRO, SE DESGASTA O AMOR , SEXO, FAMILIA E SE VOCE NÃO TOMA UMA ATITUDE PARA MUDAR , VOCE , MULHE E FILHO ACABAM SE AUTO DESTRUINDO, POR MAIS CONVERSA , POR MAIS PACIENCIA E VISTA GROSSA QUE SE FAÇA PARA MANTER A FAMILIA, SEMPRE CHEGA AO PONTO DE REALMENTE ACABAR, POIS UM ACABA POR INFERIORIZAR E DEPRECIAR O OUTRO E NINGUEM VAI PRA FRENTE , ACABA VIRANDO RABO DE CAVALO , QUE SO CRESCE PRA TRAS.....LAMENTAVELEMNTE , RESOLVI ME SEPARAR, E PERCEBI QUE TEMOS FUTURO MELHOR SEPARADOS DO MAL CASADOS. HOJE ESTOU SOFRENDO , POR MENOS DO QUE SOFRIA QUANDO ESTAVA CASADO.PARABENS PELO BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI...Anônimo, desabafo faz bem a alma e o coração, não posso dizer que eu sei exatamente como vc se sente,más posso lhe dizer que eu já passei por isso também, é dificíl ver seus sonhos, sua vida e vários anos de sua vida ir para o ralo... más também como você mesmo disse,após o choque da consumação da separação, vemos a ver a situação de uma maneira mais clara, ver cada esquinas que nós viramos e cada rua que deixamos de passar naquele momento .... sei que esta sofrendo .... a unica coisa que eu posso dizer a você meu querido , esteja em Deus , procure abrigo nele .clame a ele, não se importe com o que as pessoas dizem ... mas esteja presente em sua fé...pois você vai vencer...beijos e obrigada pela visita. tenha fé.

      Excluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo