Estrogênios e progesterona não são os únicos hormônios sexuais capazes de influenciar o comportamento feminino, mas são os mais importantes. Reduzida à essência, a ação dos estrogênios, liberados em grande quantidade na primeira metade do ciclo, é preparar para o sexo; a da progesterona, na segunda metade, é assegurar a integridade da gravidez.

Níveis elevados de estrogênio reduzem a fome, exaltam o olfato, o paladar, a disposição e a libido, tornam a pele sedosa e brilhante, bem como a vagina lubrificada e aquecida, diminuem a consistência do muco que obstrui o colo uterino para impedir a entrada de germes e aumentam a libido. O impacto estrogênico no cérebro desperta ímpetos sedutores, estimula a agressividade, a independência e a capacidade de planejamento, melhora o humor e tem efeito antidepressivo.

A predominância de progesterona nas duas semanas que antecedem a menstruação torna a pele menos brilhante, provoca retenção de líquido, inchaços, turgescência e dor nas mamas, diminuição da lubrificação vaginal e da libido, dificuldade de atingir o orgasmo, aumento do apetite e da temperatura corporal. A mulher se torna mais dependente, irritada com as atitudes masculinas, insegura, carente de proteção, menos criativa, menos carinhosa com os filhos e menos indulgente com os familiares.


 Progesterona : Algumas mulheres tem deficiência desse hormônio e não se dão conta disso, ai podem acontecer repetidos abortos espontâneos, ou a tão famosa menstruação borra de café.
    Normalmente  isso acontece quando a mulher usa anticoncepcional ou usa a pílula do dia seguinte repetidas vezes.Sendo necessário reposição hormonal.

Estrogênio:O sintoma mais comum de estrogênio baixo em mulheres mais jovens é a falta de menstruação e desenvolvimento atrasado. As mulheres mais jovens, abaixo de 40 anos de idade, podem experimentar menopausa precoce se tiverem baixos níveis de estrogênio, resultando em ondas de calor e suores noturnos. A fadiga também é uma queixa comum associada. As mulheres relatam problemas de memória, insônia, falta de desejo sexual e relações sexuais se tornam dolorosas. A menstruação se torna irregular ou não chega a ocorrer. Podem ocorrer infecções da bexiga e dores de cabeça. Mudanças de humor que as levam a chorar, depressão e irritabilidade também são sintomas. A perda óssea também ocorre e pode levar à osteoporose. Mulheres mais jovens podem ficar estéreis, indicando baixa no estrogênio.



A composição e o equilíbrio entre os níveis estrogênios e de progesterona variam não apenas no decorrer da vida em função da maternidade e da menopausa, mas de um dia para o outro. Não existem dois dias de um ciclo menstrual em que as concentrações de estrogênios ou de progesterona sejam as mesmas.
Talvez por causa dessas diferenças as mulheres digam que os homens são todos iguais, enquanto homens diz que não dá para entender as mulheres.


4 comentários:

  1. Parabéns nesse dia tão especial a todas
    Que seu dia seja super alegre, desejo a vc muita
    paz no seu dia, no nosso dia um bom final de semana

    Meu agradecimento e abraços de sempre

    ¸¸.•*•❥ ¸¸.•*•❥ ¸¸.•*•❥Rita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita a você também , tudo de bom e obrigada pelo carinho abraços ...

      Excluir
  2. Sol, gostei muito do seu post, bem informativo e diferente do bla bla bla que encontramos nos blogs por ai. Acho que uma das maiores causas do desregulamento hormonal nas mulheres é o uso constante de anticoncepcional e muitas dela nem se dao conta disso. Amei o seu blog e ja estou inscrita por aqui. Beijos beijos
    http://mon-jardin-byrenatas.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  3. Renata obrigada pela atenção, fico feliz que aprecia o post ... um grande beijo e bem vinda ...

    ResponderExcluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo