O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da pigmentação natural da pele. A melanina é a substância responsável por dar cor à pele. Nas pessoas que sofrem com o vitiligo, a ausência dessa substância ocasiona manchas esbranquiçadas em algumas regiões do corpo. Essas lesões podem aparecer de forma isolada ou se espalhar pelos membros, genitais, cotovelos rosto e joelhos. Estima-se que o vitiligo atinja de 1 a 2% da população mundial, mas não existem teorias bem estabelecidas sobre as causas do problema.
Sintomas do Vitiligo
O único sintoma do vitiligo são as manchas brancas que podem surgir em diferentes partes do corpo. Dito de outro modo, a doença não traz outros prejuízos para a saúde, que não os problemas estéticos. A medicina não dá conta de prever com ocorrerá o desenvolvimento do vitiligo nos pacientes. Existem casos mais danosos, em que as manchas se espalham rapidamente, e outros com ocorrência restrita do problema. É importante ressaltar que a doença não é contagiosa e que existem várias possibilidades de tratamento para quem sofre com o vitiligo
Tratamento
O tratamento para as manchas causadas pelo vitiligo vai depender do estágio da doença, além de outros fatores relacionados ao próprio paciente. Geralmente, recomenda-se o uso de pomadas à base de corticoides e produtos que estimulem a produção de melanina. Em situações mais avançadas, quando as manchas tomaram mais de 50% do corpo, os médicos também podem aconselhar a despigmentação total da pele – como foi o caso do cantor Michael Jackson.
Os interessados em tratamentos alternativos devem ter em mente que as manchas dificilmente desaparecerão por completo. Além disso, o estado emocional do paciente pode intervir diretamente no resultado de qualquer tratamento. O uso da ginkgo biloba pode colaborar para a redução das manchas, assim como a suplementação com vitamina C e vitamina B12. A medicina popular acredita ainda que algumas ervas reduzem o vitiligo, como é o caso da erva de são joão, mama cadela,babosa e bardana.
Famosos com a doença
Michael Jackson
Sua autópsia confirmou que o cantor sofria de vitiligo, apresentando manchas brancas no peito, abdome, rostos e braços. Apesar de ser da raça negra, fez diversos tratamentos na pele que o deixaram com aparência caucasiana.
Tem manchas aparentes ao redor dos olhos, mãos e cotovelos. Hoje, o rapper defende a popularização do tratamento da doença
“Vale lembrar que a resposta terapêutica é variada de pessoa para pessoa. É individualizada. O tratamento que serve para um, pode não levar a resposta nenhuma em outro. Temos que ir tentando”, lembra o Dr. Simão.
Apesar de ser uma doença benigna, as manchas características e muitas vezes visíveis podem trazer problemas sociais. O estigma da doença e a desinformação levam ao isolamento ou ao estresse. Além disso, o estado emocional pode contribuir para a evolução no aparecimento das manchas. Por isso, paralelamente ao acompanhamento clínico da condição, os médicos recomendam também um acompanhamento psicológico para os pacientes acometidos por essa disfunção.
Ótimo post...muito esclarecedor...Parabéns!!
ResponderExcluirhttp://suntuosidades.blogspot.com.br/
Olá Sol,
ResponderExcluirboa tarde,
Eu não tinha conhecimento do assunto.
Ultimamente eu venho aqui para aprender =)
Desejo-lhe um lindo fim de semana
um grande beijo
"Cheguei aqui, através do: http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br.
ResponderExcluir